Inovação para fazer face aos desafios
A opinião de António Leão, Diretor Geral da Lilly Portugal
Nos últimos anos, e também em 2019, o sector da saúde em Portugal passou por vários desafios. A indústria farmacêutica tem sido consistemente um aliado do SNS na abordagem a estes desafios.
O acesso dos doentes à inovação crescente que tem chegado à saúde, é um dos grandes desafios de hoje e de um futuro próximo. Começamos a ver em Portugal uma maior, ainda que tímida, disponibilização desta inovação, porém é necessário tornar o acesso mais célere e mais ágil.
No ínicio do ano a revista Forbes apontou 8 tendências na saúde para 2019. Resumiria essas tendências a duas grandes áreas 1) crescimento dos modelos de pagamento por resultados em saúde e 2) a “crescente digitalização da saúde” não promovendo uma despersonalização destes cuidados, antes pelo contrário, usando IA e a tradução de Big Data para Small Data para permitir um tratamento mais específico e mais personalizado a cada doente.
Portugal tem de ter a capacidade de criar condições para utilização destas ferramentas, sendo um país cada vez mais rico no capital humano, temos de ter a capacidade de canalizar esse capital para (como afirmou o Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa) uma prioridade sensível aos portugueses: a saúde!
António Leão
Director Geral Lilly Portugal
Pretende recrutar?
Envie-nos os detalhes da sua necessidade de recrutamento. Entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.
As tendências do mercado nacional
Tenha acesso às últimas tendências de atração e retenção de talento do mercado de trabalho qualificado em Portugal