Pretende recrutar?
Executive Search
Temp Recruitment
Embora tenha demonstrado as suas qualidades durante o processo de recrutamento, os primeiros tempos numa nova empresa são fundamentais para definir a imagem que os outros colaboradores vão formar de si. Deve preparar-se com antecedência, para atenuar a ansiedade do primeiro dia. Imprevistos acontecem, por isso é importante que planeie a sua manhã de modo a conseguir chegar alguns minutos antes da hora definida. Se tiver dúvidas quanto ao dress code, é perfeitamente aceitável entrar em contacto com o seu futuro empregador. Nos primeiros dias, apresente-se de forma breve aos seus novos colegas, seja sempre cordial e demonstre disponibilidade para aprender tudo sobre a cultura e os métodos da empresa que acabou de integrar. Nesta fase, é importante que passe mais tempo a ouvir e a observar, do que propriamente a falar sobre si. Se lhe colocarem questões sobre o seu anterior emprego, limite-se ao estritamente necessário, sem nunca falar de forma negativa da sua última experiência profissional.
Nos primeiros dias de trabalho, o papel do seu manager é proporcionar um ambiente de boas-vindas e oferecer todo o apoio necessário. Confie no plano que foi definido para si e tente integrar-se gradualmente na sua nova equipa, sem forçar nada. Ouça atentamente tudo o que lhe é explicado e coloque questões sempre que surgirem dúvidas. Afinal de contas, o seu manager também terá todo o interesse em criar uma boa primeira impressão.
Pode acontecer que, no primeiro dia ou durante um certo período de tempo, as coisas não corram tão bem. É possível que tenha um ou outro colega com quem não se identifique tanto. Ou que alguma rotina ou aspeto da cultura da empresa não lhe agrade particularmente. Não existem empresas perfeitas! E seria errado julgar imediatamente a empresa ou os colaboradores sem lhes dar o benefício da dúvida. Afinal, a sua entidade empregadora demorará pelo menos algumas semanas a formar uma opinião sustentada sobre si, portanto é justo que você faça o mesmo. Não entre em pânico. Adaptar-se a uma organização e a novos colegas requer tempo, e o mais natural é que tudo acabe por ser resolver.
Se passadas as primeiras semanas ainda sentir algum tipo de desconforto com alguma questão, tenha uma conversa franca com o seu manager. Acima de tudo, resista à tentação de "romantizar" o seu anterior emprego. É normal que, em momentos de dúvida, tenha tendência para esquecer todas aquelas situações menos positivas que o levaram a sair da sua antiga empresa, mas esta sensação acabará por desaparecer. Mas não faça nada precipitado, como entregar uma carta de demissão ou contactar o seu antigo empregador, pois iria colocar-se numa posição de enorme fragilidade.
Quando finalmente discutir as suas preocupações com o seu manager, poderão então estabelecer em conjunto um plano de ação para solucionar aquilo que o preocupa. Lembre-se que o seu novo empregador o escolheu a si entre dezenas de excelentes candidatos, portanto confia nas suas capacidades e terá todo o interesse em que o seu percurso seja bem sucedido.
Envie-nos as suas questões ou pedido de informação para: