Aprendizagens no contexto atual
Num momento em que as gerações mais novas lutavam por benefícios como trabalhar a partir de casa, as empresas acabaram por ter de se organizar de um dia para o outro para terem todos, ou quase todos, os seus colaboradores em teletrabalho. Mas será que depois de toda esta situação ser ultrapassada, os profissionais continuarão a ambicionar projetos que lhes permitam trabalhar a partir de casa?
Segundo o Guia de Mercado Laboral 2020, lançado pela Hays no início deste ano, 58% dos profissionais valorizavam o benefício de trabalhar a partir de casa, estando no topo das preferências, a par do seguro de saúde e a flexibilidade de horário de trabalho. Mas, na verdade, quando os profissionais reivindicavam poder trabalhar a partir de casa, ambicionavam poder atingir um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que numa situação de Estado de Emergência não lhes tem sido possível.
Do lado das empresas, têm-se colocado também grandes questões ao nível de integração de novos colaboradores em regime de teletrabalho. No entanto, hoje em dia, existem ferramentas informáticas e programas de formação de e-learning que poderão ser uma mais valia, e contribuir para que a integração do novo trabalhador ocorra da melhor forma. De facto, o Covid-19 tem sido o maior impulsionador digital das empresas, que de um dia para o outro tiveram de garantir o desenvolvimento dos seus negócios de uma forma quase totalmente remota.
A gestão de equipas remotamente através de diferentes locais pode ser também um processo complicado, e que poderá demorar algum tempo a aperfeiçoar a forma como os líderes gerem as suas equipas. Num momento de pandemia, um momento também de muitas incertezas, não estar face to face com as pessoas que gerimos é um desafio acrescido, daí ser muito importante conversar sobre assuntos que vão para além do trabalho, de forma a conseguirmos manter o equilíbrio emocional das nossas equipas. Porque não agendar, de vez em quando, um café "virtual" com a equipa, para recordarem o tempo em que se encontravam todos na máquina de café?
Por outro lado, também é necessário estar suficientemente distante para dar às equipas um sentido de autonomia, ao mesmo tempo estando envolvido o suficiente para garantir que estão satisfeitos e são produtivos.
Não sabemos ainda ao certo como será o mundo do trabalho quando regressarmos a uma relativa normalidade. Mas sabemos, sem dúvida, que as aprendizagens que estamos a obter através deste momento único, bem como a forma como lidamos com elas, serão fundamentais para definir o futuro das empresas.
Andreia Fernando
Team Leader - Hays Life Sciences
Pretende recrutar?
Envie-nos os detalhes da sua necessidade de recrutamento. Entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.